02/12/2006

RECICLAGEM - NÚMEROS NÃO REAIS

No blog do Ronaldo Nezo tem um post em que ele comenta sobre a reciclagem.

"Hoje fiquei decepcionado com os números da coleta seletiva de lixo em Maringá. Não por responsabilidade da prefeitura, mas principalmente da população. Note que, em abril, quando a campanha ReciclAção foi lançada, o lixo reciclável coletado chegava a 14 toneladas/mês. Hoje, são 170 toneladas/mês. O salto na coleta seletiva é expressivo. No entanto, a produção de lixo reciclável é bem maior. Basta fazer as contas. Se hoje são produzidas cerca de 320 toneladas de lixo/dia (entre lixo orgânico e reciclável), quanto disso poderia estar sendo reciclado?"

Esses dados apresentados antes da campanha reciclAção, que deve ter sido fornecido por fonte oficial, não retratam a realidade. É o velho costume de desmerecer o anterior, rebaixar quem vinha a todo custo realizando um trabalho árduo, com quase nenhuma estrutura e muita vontade de dar certo.

Manipulam números, fazem, desfazem e não fazem, a seu belprazer, e ainda divulgam dados que não são os reais, só para mostrar que tudo está melhor que antes. Isso é mais do que obrigação, diante da quantia investida na campanha.

Apesar de serem números muito pequenos, se considerado, acaba sendo quase cinco vezes mais do que o anunciado. Não estou aqui para defender esta ou aquela administração municipal, mas só não posso deixar que desmereçam o trabalho de pessoas que enfrentaram situações adversas e agora tenham seu trabalho tão rebaixado.

Preparo um material (livro, caderno, sei lá) que mostrará a realidade da reciclagem e eduação ambiental em números.

  • XINGU