10/03/2007

A SITUAÇÃO

Uma coisa interessante para quem gosta é fazer estudos de tendências sociais que tem acontecido com grupos de profissionais.
A presença de pessoas com nível superior e até pós-graduado estudando nos cursos pós-médio como Técnico em Segurança do Trabalho (TST) e Técnico em Meio Ambiente (TMA) é realmente grande. Tem Advogado, Professor, Biólogo, Engenheiro, Geógrafo...
O que tem levado essas pessoas a procurar esses cursos pode ser a rapidez para concluí-lo e o custo, (pela escola estadual é free) pois o investimento é baixo e acaba possibilitando um conhecimento a mais em sua formação. Outra possibilidade seria a falta de vagas no mercado de trabalho para o curso superior do qual se formaram. Sendo esse o motivo, esses profissionais estarão reforçando as estatísticas de desempregados também desses cursos pós-médio que atualmente absorve poucos profissionais formados.
Todos esperam que a situação melhore. Que As Delegacias do Trabalho realmente fiscalize e exija a presença de TSTs nas empresas e que os governos nos três níveis municipais, estaduais e federal passem de fato a se preocupar com os problemas socioambientais que prejudicam a todos, promovendo concursos para contratação de educadores ambientais, fiscais e monitoradores de qualidade ambiental formados em TMA.

  • XINGU