08/11/2006

GÁS CARBÔNICO PREOCUPA

Os dados de que o crescimento na emissão de CO2 na atmosfera virá de países do Terceiro Mundo, como a Índia e a China com mais de 70%, passando os EUA como maior emissor de gás carbônico já para o ano de 2009, uma década antes do previsto, esquentam as já tensas negociações que se desenrolam até o dia 17 em Nairóbi sobre o futuro regime internacional de combate às emissões de gases de efeito estufa.
Os negociadores de 180 países reunidos no Quênia o acordo de Kyoto, onde os países industrializados se comprometem a reduzir coletivamente suas emissões de gases-estufa em 5,2% em relação aos níveis de 1990. Há pressões fortes desses países, em especial dos EUA, para que nações do Terceiro Mundo, que foram desobrigadas de metas de redução em Kyoto, passem a ser obrigadas a adotar compromissos após 2012.
O bloco dos gigantes subdesenvolvidos rejeita metas, argumentando que a responsabilidade histórica pelo problema é do mundo industrializado --onde, de resto, estão as maiores emissões per capita. Com seu 1,3 bilhão de habitantes, a maioria na zona rural, mesmo se chegar às 7 bilhões de toneladas de CO2 projetadas para 2009 (igualando os EUA), a China ainda emitirá por habitante um quinto do que emitem os Estados Unidos, com 300 milhões de pessoas (Fonte: Folha online).

  • XINGU