09/12/2006

O INSUSTENTÁVEL MODELO AGROPECUÁRIO


Segundo O Jornal "O Estado de S. Paulo" - coluna Espaço Aberto (8/12) - a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) publicou um relatório destacando que o pensamento dominante só parece preocupado com a ocupação de novas áreas pela agropecuária.
O relatório aponta ainda a insustentabilidade, nos formatos e padrões atuais, das criações para produção de carnes e leites. "A pecuária já tem uma produção mundial de 229 milhões de toneladas de carnes. A projeção é de que dobrará até 2050 - mas isso não é sustentável, diz a ONU, porque contribui para o desmatamento de florestas tropicais, degradação de recursos hídricos, contaminação das águas".
As carnes ocupam um lugar destacado na economia brasileira. 'O custo ambiental por unidade de produção tem que cair para metade', diz o relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.
Antes que me considerem radical demais - e em certos casos até me considero - informo que o artigo é do jornalista Washington Novaes - Espaço Aberto (para assinantes).

  • XINGU