01/02/2007

CAPSEMA, SERÁ SÓ O COMEÇO?

Envolvido diretamente nas discussões, tentei me manter distante das discussões públicas a respeito do orgão mantenedor da caixa de previdência e até então da assistência dos servidores municipais, priorizando as discussões e decisões do colégio de conselheiros do qual sou membro.
No entanto, manifesto o desejo de fazer algumas considerações e compartilhar as preocupações que tem me acompanhado nesses dias.
Verifica-se um ataque feroz e sedento de retirada de conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras em geral e sobretudo do funcionalismo público usando o discurso da legalidade e da justiça. Faço algumas perguntas.
Onde estão aquelas promessas de campanha que prometiam valorizar, respeitar, defender e não retirar os direitos dos servidores;
Qual é o motivo de tanto rancor e ódio para com uma classe que se encontra cada vez mais massacrada.
Será que as bandeiras ideológicas, sobretudo do neo-liberalismo endureceram tanto os sentimentos, ao ponto de perder a razão e tentar acabar com o pouco que resta do servidor, que é a sua dignidade.
Aos que se sentem acima do bem e do mal, já olharam para seu próprio umbigo, (com auxilio moradia, auxilio viagem, auxilio alimentação ...). Como é que se sentem julgando e condenando trabalhadores que a vida foi dedicada a limpar o seu lixo, promover saúde, dar segurança e educação, retirando-lhe o minímo que ele mereçe, ou seja, um simples atendimento médico minimamente decente.
A continuar como está, podemos deduzir que a finalidade é, fortalecer grupos privados de plano de saúde que outrora financia campanhas políticas em troca desse tipo de favor, utilizando-se de uma justiça que não tem interesse de contrariar a elite.
Essa mesma elite luta sempre para se nivelar por cima, defendendo com unhas e dentes os seus interesses e destruindo as conquistas e direitos dos trabalhadores. E a destruição da Capsema Assistência, é só uma parte de tudo isso.

  • XINGU