13/12/2006

O MADURO PRESIDENTE

Os blogs daqui (salvo da Marta, que eu vi) pouco comentaram sobre as palavras do presidente destacadas pela Folha On Line onde Lula diz a que maturidade o afastou da esquerda.

"Se você conhece uma pessoa muito idosa esquerdista, é porque está com problema" [risos e aplausos]. "Se você conhecer uma pessoa muito nova de direita, é porque também está com problema.
Lula explicou que, em sua opinião, as pessoas responsáveis tendem a, conforme amadurecem, abrir mão de suas convicções radicais para alcançar uma confluência. Tal fenômeno ele classificou de evolução da espécie humana.
Quem é mais de direita vai ficando mais de centro, e quem é mais de esquerda vai ficando social-democrata, menos a esquerda. As coisas vão confluindo de acordo com a quantidade de cabelos brancos, e de acordo com a responsabilidade que você tem. Não tem outro jeito.
Segundo o presidente, a sua idade - 60 anos - é o ponto do equilíbrio. Porque a gente não é nem um nem outro [nem novo nem velho]. A gente se transforma no caminho do meio, aquele que precisa ser seguido pela sociedade".

Ele, Lula, pode agir de acordo com sua consciência, e os interesses que se moldam com as suas (supostas) necessidades, agora, poderia guardar para sí sua ânsia de querer agradar.
Uns amadurecem e mantém a virtude, sustentada naquilo que aprenderam e viveram, outros apesar de terem a oportunidade de aprender com a vida, e usá-la para conduzir com sabedoria uma nação, prefere no entanto, esquecer as lutas, e as origens, conduzindo suas ações e os seus discursos para longe dos que nele acreditaram, frustrando inclusive os mais experientes (maduros), homens e mulheres integros e inteligentes, tão bem nominados pela Marta Bellini.

  • XINGU