11/02/2007

AS EMPRESAS E O MEIO AMBIENTE

Da Folha de S. Paulo:
"A preocupação com a preservação do ambiente passou a ser prioridade para a iniciativa privada. Investimentos em tecnologias limpas, economia de recursos, reciclagem e substituição de matérias-primas entraram na pauta de empresas. Os tópicos que mais chamam a atenção dos empresários são preservação da biodiversidade, uso racional de energia e água e mudanças climáticas, diz o professor Cláudio Boechat, da Fundação Dom Cabral, que pesquisou 33 empresas.
No Brasil, os dados mais atuais são os do IBGE, divulgados no mês passado. Conforme o estudo, o investimento em controle ambiental das indústrias passou de R$ 2,2 bilhões em 1997 para R$ 4,1 bilhões em 2002 - alta de 86,4%. O número de empresas que aportam recursos nesse tipo de projeto subiu de 3.823 para 6.691". Publicado em 27/2 no site do ISA.
Resta a preocupação agora com as medidas dos governos Federal e Municipal que vem afrouxando a mão em nome do "Plano de Crescimento Econômico" ou "Alvará Fácil". Isso pode levar a um retrocesso nas prioridades adotadas pelas empresas, porque os governos já inverteram as prioridades ambientais.

  • XINGU