20/01/2007

PROTESTO INDÍGENA EM BRASÍLIA

Cerca de 50 Índios Tupinikim e Guarani do Espírito Santo protestaram em Brasília para terem uma definição do Governo sobre a edição da portaria de demarcação das suas terras. Eles já estiveram no final de 2006 na capital na expectativa de uma audiência com o Ministro da Justiça, Márcio Thomas Bastos, como parte do acordo com a FUNAI para desocupar, no dia 13 dezembro, o porto de exportação da Aracruz Celulose, a empresa invasora das terras indígenas. No entanto, durante os quatro dias que ficaram em Brasília os indígenas não foram recebidos pelo Ministro, nem por seus assessores.
Mais de uma vez, o Ministro Márcio Thomas Bastos prometeu a regularização das terras Tupinikim e Guarani até o final de 2006, no entanto o ministro até hoje não o fez.
As comunidades indígenas Tupinikim e Guarani se sentem traídas pelo Governo Federal que tantas vezes afirmou seu compromisso com a causa indígena. Os índios perguntam-se, perante o silencio do Governo Federal, qual é de fato o problema no processo? Será que o Ministério está considerando a contestação da Aracruz Celulose que afirma que os Tupinikim nunca habitaram as terras reivindicadas? Vale lembrar que a contestação da empresa foi elaborada por 15 supostos especialistas renomados, mas até hoje ninguém sabe quem são eles. Por outro lado, os quatro estudos técnicos da FUNAI que identificaram a terra indígena Tupinikim/Guarani têm nomes e títulos.
(Mais aqui)

  • XINGU